Rio, Paris, Hanói

Saí do Rio segunda-feira, dia 6 de abril, em direção a Hanói, no Vietnã. Peguei um vôo Air France, com escala em Paris. Sim, muito chique. Mas que viagem looooooooooooonga!!!! Cheguei ontem, quarta à tarde, em Hanói. Foram quase 48 horas viajando sobre terras nunca dantes imaginadas.

Primeiro detalhe (Dani vai se sentir vingada!): não consegui dormir nos vôos. O vôo do Rio para Paris dura 10 horas, das quais talvez eu tenha dormido meia hora. Para piorar minha agonia, o avião não contava com telas individuais por cadeira. E cada corredor tinha uma tela para toda aquela fileira. Humpf… Tá valendo. Assisti “Marley & Eu”, uma história sobre o amor por cachorros. Humpf… Tentei ler meu livro, não consegui. Abri o laptop e consegui ler dois capítulos do e-book que eu tinha mesmo que ler faz tempo. Até que a bateria acabou. Não foi fácil, mas venci.

Cheguei em Paris às 8h, horário local. Felizmente não precisei desembarcar minha mala, mas não tive coragem de deixar minha mochila com o computador no MALEX. O aeroporto Charles de Gaulle é uma cidade à parte, e fica fora dos limites de Paris. Dentro do próprio Terminal 2, peguei um trem que me levou de onde eu estava até perto da saída do terminal. De lá, outro trem para o centro de Paris. Escolhi descer na estação St. Michel-Notre Dame. Saindo da estação dei de cara com ela, a Catedral gótica mais famosa do universo (será?): Notre Dame de Paris. Bonitinha, até, mas muito macabra. Crêindeuspadi.

vão central

Frente

 Foi ótimo ter ido lá logo cedo. Estava choviscando e o que mais tinha na praça em frente à catedral eram turmas de escola. Talvez seja a Semana Santa, talvez seja um programa permanete na escolas. Vai saber. Não perguntei. Fato é que de tarde, quando voltei para pegar o trem de volta para o aeroporto, a praça estava loooooooootada, e a fila para entrar na igreja era algo que fazia curvas. De manhã eu entrei facilmente, sem enfrentar espera na fila.

Affff... e não parava de chegar gente, de passar gente, de sair gente, de entrar gente na igreja...

Mas entre chegar a Paris e voltar para o aeroporto, dei umas voltinhas pela Cité.

Manifestação parisiense por educação para tod@s

 Vou morar ali no último andar! :)

República

Lá pelas 4 da tarde, peguei o trem para o aeroporto e enfrentei mais 10h de vôo até Bangkok, e mais uma hora e meia até Hanoi. O taxista buzinava para tudo o que se movia na frente dele, mesmo que estivesse longe de ameaçar seu caminho. Lá pelas tantas pedi a ele que parasse, porque já estava me dando nos nervos. Eram 48h sem dormir, viajando em cadeiras desconfortáveis da classe econômica, eu já estava com um mal humor daqueles.

Finalmente cheguei no hotel… Paris é chique? Esse hotel aqui é muito mais!!! Fique com fotos do banheiro e depois eu conto mais.

 shampoos etc

 decoração

4 Respostas to “Rio, Paris, Hanói”

  1. Simone Says:

    Que inveeeeeja, biba! Bonne voyage!

  2. mark Says:

    cara tou indo pra Hanoi a trabalho e nao sei nemcomo comprar a passagem aerea. me de umas dicas por favor. Eh melhor via Paris. Qto vc pagou?
    Obrigadoo

    • jandirainbow Says:

      Oi Mark,

      Eu fui com a Air France por Paris porque faz somente uma conexão, e uma escala rápida em Bangkok só pra trocar a equipe de bordo. As outras opções são mais ou menos o mesmo preço, mas fazem várias conexões, tipo 2, 3 ou mais, e podem ser pela Emirates, South African etc… Para comprar a passagem, sugiro que procure uma agência de viagens perto de você.

      Outra vantagem de ir a Hanoi com a Air France é que a conexão em Paris na ida dura umas 12 horas, então dá pra dar uma passeada pela cidade luz, almoçar pelo centro, etc. Dica: compre um bilhete de metrô/ônibus para um dia inteiro que inclua a zona do Aeroporto, é mais econômico do que ficar pagando várias passagens durante o dia, e menos cansativo do que visitar tudo a pé. Deve custar uns 15 euros, e a venda desses bilhetes no aeroporto Charles de Gaulle tem atendimento em inglês, francês e espanhol.

      Espero ter ajudado. Boa viagem!

  3. Rose Says:

    Ola

    tudo bem? Eu estou para ir ao Vietnam e gostaria de umas dicas.
    1- Hanoi é uma cidade onde tem o que se fazer? passeios, restaurantes, etc?
    2- ´muito dificil encontrar alguem que fale ingles ou frances?
    3- qual é a melhor rota?
    4- O voo da air france faz alguma escala ou parada? Eu, ao contrário da maioria dos viajantes tenho claustrofobia e uma conexão é sempre bem vinda.
    5- o mes de setmbro outubro é muito chuvoso por lá?
    Obrigada e um abraço


Deixe um comentário

